O jogo de xadrez pode ser rapidamente desencorajados quando não se conhece o jogo ou as regras; Ao contrário do que muitos pensam, esse jogo é algo que pode ser aprendido e quando aprendido corretamente, pode ser apreciado. O xadrez é um jogo cognitivo, por esse motivo, quando estimulado numa criança, o jogo pode melhorar as suas capacidades cognitivas e de raciocínio lógico. Mas se você é um debutante e está buscando aprender xadrez por qualquer motivo, aqui vão algumas dicas:

1)Conheça o poder da estratégia

Essa é a palavra da vez. Antes de tudo, o xadrez é um jogo de estratégia, entre duas pessoas e envolve da sua parte tanto atacar quanto saber que você está sob ataque. Cabe a você decidir que tipo de estratégia você vai adotar. Para traçar bem uma estratégia, é importante ter uma boa capacidade de observação. Isso vai evitar que você faça um movimento errado porque não observou direito o que estava acontecendo.

2)Ative todos os seus peões e as suas peças

Com a experiência, você notará que todas as peças têm uma função no jogo. Não é por acaso que elas estão ali e não é por acaso que devem se movimentar segundo algumas regras, que aliás você deve conhecer de cabeça. Quando o jogo começar, tome o seu tempo para traçar a sua estratégia e avaliar a do seu oponente, mas sobretudo, não demore a dar vida às suas peças porque elas têm valor e devem ser usadas de maneira inteligente.

3) A segurança vem primeiro

Num jogo de xadrez, existe uma peça que deve estar em segurança permanente: o rei. Embora todas as suas peças devem estar em segurança, a do rei vem primeiro e é a mais importante. Faz parte da sua estratégia não somente eliminar as peças do oponente mas manter as suas em segurança.

4) Estude táticas de abertura

Aqui vão algumas que você pode aprender e estudar e aperfeiçoar segundo a sua estratégia.

  1. Os principiantes ou jogadores sem experiência deveriam passar mais tempo no início estudando as táticas dos seus oponentes para evitar cometer erros que cometem no início. Entram aqui aquelas faculdades de observação das quais já falamos anteriormente
  2. Evite perder muito tempo estudando movimentos que muitas vezes não fazem parte da tática do seu oponente. Para isso, você vai precisar desenvolver também um certo senso, uma certa experiência.

5) Entenda que por trás de cada movimento existe uma tática

Na tática e na estratégia, nada é desperdiçado, de maneira que cada uma das suas peças tem uma função que deve ser aproveitada pelo jogador. Não dar chance à peça de se provar, mesmo que seja o único peão restante junto com o rei, é não entender o jogo e o seu oponente verá.

6) Estude os grandes jogadores de xadrez

Como tudo na vida, estude os grandes mestres e as suas táticas, as maneiras como eles conseguiram chegar aonde chegaram, ganhar torneios e competições e você estará num lugar mais avançado do que antes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui